Perdão
  <>Olhe só que coisa complicada.                                                                                                                              O que eu aprendi na infância, era que precisávamos colocar uma pedra sobre o assunto e fazer de conta que ele nunca existiu. Esquece-lo. 
Depois de anos tentando fazer o que me disseram  e hoje sabem o que eu realmente aprendi? 
 É impossível esquecer o passado colocando pedras em cima dele. E isto vale, inclusive, para aquelas circunstâncias ruins vividas com pessoas que eu amava muito – pais, amigos, etc.
 Perdoar definitivamente não é colocar pedras em cima de problemas. Perdoar é muito mais do que isto. Perdoar significa compreender o que aconteceu e aprender com a circunstância, de maneira que, se a circunstância ocorrer novamente, você saberá como agir de forma adequada. Em outras palavras, você se tornará uma pessoa mais competente diante do mundo.  
 Hoje mais doque nunca aprendi, que para perdoar alguém, é preciso fazer três coisas: compreender, aprender e agir.
 O primeiro passo para o perdão é você compreender o que aconteceu. Uma das evidências de que esta compreensão aconteceu é que você agora consegue pensar no passado e avaliar o ocorrido imparcialmente. Sem o ressentimento fica muito mais fácil entender os detalhes do que aconteceu sem correr o risco de se colocar na defensiva, achando que o mundo é que está contra nós, ou que o problema esta 100% na outra pessoa. 

Nunca devemos:
passar a responsabilidade do resultado de nossas vidas para terceiros,isso nos coloca numa posição de desvantagem diante da vida, porque a partir disso então só poderemos ser felizes se os outros mudarem primeiro. Desse modo a minha felicidade já não dependera mais de mim, e sim das pessoas que me cercam. Para ser feliz é o mundo que precisa mudar, e eu não.
Então quando aprendemos novos comportamentos que nos habilitam a interagir com o meio com mais adequação e maturidade, os ressentimentos se esvaem e desaparecem.

Agora você me pergunta e porque o agir!.  Uma vez que já sabemos o que fazer e como colocar em prática o que aprendemos basta agir.  
   



                








Lewis Smedes escreveu: “A primeira e geralmente única pessoa a ser curada pelo perdão é a pessoa que perdoa (...) Quando genuinamente perdoamos libertamos um prisioneiro e então descobrimos que o prisioneiro que libertamos éramos nós”.



0 comentários:

Postar um comentário