Qual o sentido da vida?

Somos programados a viver: - Menina você precisa estudar para “ser alguém” na vida! O que exatamente isso quer dizer? Que devemos arrumar um bom emprego ou montar um negócio para ganhar dinheiro, comprar carro e casa próprios, viajar quando o stress estiver atormentando, cultivar a intelectualidade, vestir-se bem, andar com pessoas de classe, frequentar lugares refinados e, se puder aparecer na TV, perfeita.
Mas, e as pessoas que estão fora dessa realidade utópica, não são “alguém” na vida? Intituladas por de favelados, sem teto, ou até mesmo quem mora de aluguel, quem não tem carro, nem emprego formal, não teve educação, quem são estes? Marginais, bandidos, drogados, vagabundos? Será que todas as pessoas, que não estão nos padrões sociais atuais, são inferiores? O fato de ter instrução me dá o direito de ser presunçosa? O dinheiro me qualifica como alguém melhor?

O que é “ser alguém” na vida?

Todos estão em uma busca incessante por bem estar. O problema está nos padrões ilusórios que a sociedade moderna capitalista impôs. Altura, beleza, gordura, feiúra, riqueza são questões de ponto de vista. As pessoas ficam presas a estereótipos, esquecendo da sua essência. Precisamos ser mais humanos, a felicidade é inconstante, só sabemos que estamos felizes se já vivemos o seu reverso.
Stress, depressão, remédios, plásticas, “lipos”, drogas, produtos alternáveis para fugir da responsabilidade de viver, nada em lugar algum vão lhe fazer sentir melhor, você só vai alcançar a sua plenitude quando se encontrar. O próximo passo é respeitar a diferença, o teu “Eu” acaba quando começa o “Outro” e assim reciprocamente. Não temos um mundo pra cada um, somos indivíduos, pensamos e agimos assim, não podemos deixar, que esse narcisismo nos domine, o outro é imprescindível ao nosso viver.
Sempre estamos em busca de algo pra nos completar, esquecendo que esse objeto de satisfação plena, às vezes não pode ser alcançado, por estar em nós, na nossa mente.
Pare um pouco pra pensar na vida, talvez você esteja feliz hoje e nem saiba.

by Camila

0 comentários:

Postar um comentário